
Este projeto tem como programa a habitação, com tipologia T2 e logradouro. Com uma orientação sul / norte, a relação entre o interior e exterior é presente em todo o espaço, quer pelas duas janelas expostas para a via pública, quer pelo logradouro limitado por muros altos definidores da volumetria.
A intervenção realizada teve como principal ambição a reorganização da circulação e uma nova distribuição das funcionalidades originais, aproximando-as as expetativas e necessidades da vida contemporânea e gerando surpresa no contexto urbano em que se insere. A transformação da zona de logradouro em zona de estar e refeição, com usufruto de arrumação em armários é sem dúvida uma das estratégias definidoras do projeto, a par da relocalização das áreas funcionais – cozinha e instalação sanitária -, centralizadas na área da habitação de forma a minimizar percursos.
A renovação dos ambientes interiores e exteriores são impostas pela relação dos materiais utilizados e no que respeita a texturas, cores e tons utilizados. A reduzida dimensão das áreas leva à utilização de tons claros e pontualmente texturas que referenciem e caracterizem determinados pormenores, tal como a utilização de iluminação difusa, por sancas e abaixo dos armários, que diferencia os ambientes.
LUZ |
CONTINUIDADE |
INTERIOR + EXTERIOR |