
Localizado na Rua João de Oliveira Miguens, a escassos minutos a pé da estação de Alcântara-Terra, o edifício tem como principal legado um passado industrial revelado pelos seus espaços amplos, grande pé-direito, elementos estruturais de arquitetura à vista e pela métrica regular dos grandes vãos orientados a poente.
Intervenções arquitetónicas recentes terão alterado a configuração original do espaço, conferindo-lhe uma maior complexidade espacial, mas preservando um enorme potencial funcional. Da construção original, reconhecem-se como principais elementos a preservar os vãos e a estrutura, principalmente os dois grandes pilares que marcam a planta livre.
O projeto de arquitetura desenvolvido procurou adaptar o espaço às novas necessidades funcionais, criando espaços de trabalho com caraterísticas distintas – open space, gabinetes privados e sala de reuniões -, apoiados por um conjunto de outras áreas funcionais como a receção, sala de espera, lounge de funcionários e copa.
A escolha de novos materiais que garantam maior conforto e inovação na transformação deste espaço industrial, e linearidade e minimalismo espacial foram as premissas base desta intervenção.
INDUSTRIAL |
MINIMALISTA |
MODERN WORK SPACE |