
Transformar um apartamento num edifício de estilo pombalino numa nova experiência de contemporânea foi o principal objetivo deste projeto. A reabilitação teve como conceito a manutenção da identidade e legado do edificado e manutenção dos materiais e acabamentos originais que conferem verdade e genuinidade ao projeto de arquitetura, como o pavimento, portas, tetos e lareira / fogão de sala.
Este espaço, localizado no centro histórico de Lisboa, apresenta ainda a sua tipologia original, constituído por três quartos, uma cozinha, um salão e duas instalações sanitárias.
O respeito pelas pré-existências foi um conceito importante na base deste projeto, visando criar uma relação entre as constituições originais do apartamento com os novos materiais introduzidos.
Dotar o espaço de uma maior fluidez entre a sala estar, sala de refeições e cozinha, respondendo ao estilo de vida contemporâneo, oferece uma maior amplitude do espaço. A preservação das áreas funcionais foi também uma estratégia, garantindo uma menor exposição da cozinha à área nobre do apartamento, assumindo a lareira pré-existente como um elemento central da vivência do espaço.
LEGADO |
REABILITAÇÃO |
CONTEMPORÂNEO |